18 de Julho de 2016 - Simone Carneiro - (7764 acessos) Comentário


Dança: Atividade Física para todas as idades.

João 10.10...eu vim para que tenham vida e tenham com abundância, disse Jesus!

 

A Dança e sua evolução

“Diz a lenda que Sócrates aprendeu a dançar quando tinha setenta anos porque ele sentia que uma parte essencial dele tinha sido negligenciada.

 

“Na concepção de Sócrates, a dança forma o cidadão completo, além de ser um exercício capaz de proporcionar uma postura correta ao corpo. É fonte de boa saúde e expulsa os maus humores da cabeça. Portanto, a educação deve conceder muito espaço à dança, pois o corpo também é um meio de se conquistar o equilíbrio mental, o conhecimento, a sabedoria. (BOURCIER. Paul. HISTÓRIA DA DANÇA NO OCIDENTE.São Paulo: Martins Fontes, 2001.)

Segundo o autor Bourcier, que fez um estudo sobre a dança no ocidente, a mesma teria  surgido por meio  de expressão religiosa dos homens primitivos.

Na idade Média as práticas de danças de ruas foram extintas, e a massa popular não podia dançar, era contra a liturgia católica religiosa na época, e apenas existiam as danças em festas nobres, o bale de corte, e não havia o toque corporal.

Com o tempo e a evolução, a dança voltou a ser vivenciada na Europa, foi criados grupos de  ballets e as mulheres faziam o papel principal, e os homens nas apresentações pouco dançavam, a sua função era ser bonito, para chamar atenção do público e servir de suporte para as bailarinas.

Foi no século XX quando chegou a dança moderna, rompendo com a rigidez dos ballets.

O que melhor distinguir-se a dança moderna, é a flexibilidade corporal, pés muitas vezes descalços no chão e pela expressividade do corpo.

Alguns tipos de danças:

São as folclóricas, as mesmas fazem parte da cultura de um povo. (No nordeste do Brasil, temos as quadrilhas de festas juninas).

Dança de salão com vários ritmos, entre eles temos: O  soltinho(dance music, rock a dois) o tango, o forró, o samba de gafieira, a salsa e  o chá-chá- chá(é o nome de uma dança latino-americana originária de Cuba, construída sobre a música de mesmo nome. É considerada uma variação do mambo), Em comum todas são dançadas em par.

 

A Dança no Brasil

 

No ano de 1920, tem seu surgimento em “academias, serviços oferecidos por bailarinas vindas do exterior”. Com vínculo à Educação Física.

 

No ano de 1940, Helenita Pabst Sá Earp inclui a disciplina de dança na formação de professores de Educação Física, na antiga Escola Nacional de Educação Física – Universidade do Brasil, na Urca, Rio de Janeiro – RJ, atualmente UFRJ.

 

Na Década de 1980, resolução 03/87,  o Conselho Federal de Educação,  reformulou a Licenciatura e o Bacharelado em Educação Física, ou seja, para desenvolver Dança Educacional e Rítmica seria necessário a formação profissional em nível superior.

 

Década de 90, através de uma pesquisa de campo (DaCosta, 1999), com uma amostra de 80 faculdades, foi identificado, que a dança seria a sétima disciplina na ordem de preferência das I.ES(Ensino superior)

ahistoria.com.br/

 

Dança e a Situação Atual

 

“Os Parâmetros Curriculares Nacionais-PCNs, documento este que classifica a dança como um dos conteúdos da Educação Física, possibilitando o desenvolvimento da cultura corporal na comunidade escolar. Nestas circunstâncias, o entendimento da dança na Educação Física hoje, pressupõe a variedade em suas modalidades de práticas, incluindo desde o ballet clássico às danças folclóricas.

ahistoria.com.br/

Os benefícios da dança como Atividade Física

-Flexibilidade;

-Melhora do condicionamento aeróbico;

-Aprimoramento da coordenação motora e perda de peso;

-Interação Social;

-Terapia e auto-estima;

-Melhora postura e equilíbrio e entre outras.

 

sitemedico.com.br/

A Dança e os Idosos

 

Segundo o autor Salvador (2004), a dança é uma atividade  prazerosa, também  recreativa e intervém significativamente na saúde de pessoas com idade mais avançada. Sendo que, na visão de vários autores, a dança trabalha o físico, o psicológico, e o social.

 

 

 

Informação  & BEM ESTAR  - Academias de dance!Rítmos e perdas de calorias!!

 

O Professor e Personal graduado em Bacharelado em Educação Física, Jefferson Menino Trigueiro, atualmente trabalha com a modalidade “Fitdance, na cidade de João Pessoa-PB, em uma conversa informal, o mesmo relata a paixão pela dança,  experiências vivenciadas, para o dançarino, profissional de Educação Física, a dança traz coisas positivas para a vida e resultados....diz que em uma hora de aula você pode perder 600 a 1000 calorias..depende da intensidade da aula. Também para cada faixa etária. Seu contato profissional (83) 98171 1988.  

 

 

Helenita Pabst Sá Earp(prof e dançarina UFRJ(1980) “não dançava apenas, se divertia intensamente e com uma facilidade surpreendente. Mas não se divertia a revelia de nada, seguia uma intuição técnico-expressiva única administrada por uma personalidade ímpar; inovadora no seu tempo, pioneira no seu campo de atuação.

 

umfilhodamaegentil.blogspot.com.br/

 

 

No próximo assunto falaremos sobre: ARTES MARCIAIS Atividade Física para todas as idades!!??

 

 

Acesse, obrigada!  ”ciênciaemfoco.com - Educação Física, ative seus sonhos com atividade física, e viva mais! 

 

Abraço e fiquem com Deus!

 

Simone Carneiro de Azevedo

Bacharel em Administração/UFPB/Especialização/FIP.

Bacharel Educação Física –FIP

Cref 003838-G/PB

      TCC Benefícios Auto reportados dos exercícios físicos em idosos do Projeto Vida Ativa  - FIP- Patos -PB.

            Ativo pós-graduação Atividade Física para grupos especiais!

Vários congressos

Prática com exercícios para a Terceira Idade.

Mais de 1000hs, acompanhando treinos neuromusculares.

           Facebook simone carneiro / E-mail:[email protected]

          whats (83) 991750701


 

 Imagem de Clarence Alford por Pixabay

 

 

Social:

16 de Abril de 2024

Publicidade

Visitas até o momento