25 de Dezembro de 2017 - Simone Carneiro - (12290 acessos) Comentário


Educação Física e Gestão Ambiental! Novos Tempos!

A vida moderna leva o homem a ser amigo da arte de comprar, quanto mais o tempo passa mais lixo e desperdício estão em acúmulos na terra.

 

Como fazer para mudar esse quadro crítico?

 

O que caracteriza a modernidade é o processo industrial crescente e o desenvolvimento da ciência. As cidades crescem e muitas vezes desordenadamente, construções em lugares onde eram rios. A falta de estrutura, aumento da população que em 1800 tinha 1 bilhão de habitantes, atualmente o mundo tem 7 bilhões de habitantes.

 

As doenças causadas pela modernidade também estão no mundo moderno, muitas das causas dessas doenças seguem um contexto histórico do processo de destruição ambiental:

 

Problemas ambientais mundiais: efeito estufa; buraco na camada de ozônio; alterações na superfície da terra, também na Antártida, alguns aglomerados de gelo descongelando, podendo ser efeito das mudanças climáticas; desflorestamento; queimadas; erosão do solo; desertificação; destruição de habitats; perda da biodiversidade; poluição; escassez de água potável e etc.

 

Compreender a importância da Educação Ambiental, como inovação e a atuação das políticas públicas para melhor condição e prevenção dos recursos AMBIENTAIS, hoje se encontra inserida no meio escolar e sociedade, que têm suas orientações e diretrizes internacionais, nacionais, regionais e locais. Essas orientações e diretrizes da Educação Ambiental aparecem no Brasil a partir da Constituição de 1988 (BRASIL, 1988).

 

Atualmente as contribuições da Educação Ambiental estão nas escolas, na sociedade, em organizações ambientalistas, não sendo uma ação mais isolada, nem somente governamental, estão nas faculdades, onde o MEC inseriu, uma matéria focada na formação ambientalista, para que se busque soluções ambientais conjuntas no campo da EDUCAÇÃO FÍSICA, formando também Educadores Ambientais!

 

O estudioso sobre Gestão Ambiental, Genebaldo Freire Dias(2010), dar a sua opinião sobre: “louvem-se os esforços do MEC, com recursos limitados, promovendo conquistas significativas como os Parâmetros Curriculares Nacionais, a promoção de encontros técnicos, qualificação e outras iniciativas; louvem-se os esforços do Ministério do Meio Ambiente e do IBAMA, promovendo conferências e configurando políticas; louvem-se os esforços conjuntos MEC-MMA-IBAMA.  Com os recursos disponíveis, fazem o que podem e muitas vezes, o que não poderiam (e conseguem, com esforços de pessoas dedicadas, obstinadas e idealizadoras).  Mas, não se pode louvar a omissão da mídia nacional, demasiadamente preocupada em noticiar catástrofes ambientais, reduzindo a uns tantos que, em seus cotidianos, exercem o papel de formadores da comunicação social;  não se pode louvar a maior parte da classe política, lamentavelmente despreparada para exercer o cargo”.

 

Educadores fazendo um meio Ambiente Melhor!

 

A Educação Física e a Educação Ambiental são parceiros para uma nova visão em “Educar a população para a realidade da fragmentação do meio ambiente, as suas contribuições sobre ações para o meio ambiente.

 

 

Bibliografia

 

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CEB n. 4/98. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, DF: MEC/CNE, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb04_98.pdf> Acesso em: 22 dez. 2017.         

BRASIL. Lei n. 9.795, 27 abr. 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e da outras providências. Diário Oficial [da] União, Brasília, 28 abr. 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm> Acesso em: 22 mar. 2017.         

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao67.htm Acesso em 22 mar.2017.      

http://www.ecologica.org.br/Acesso em 25 mar.2017.

http://www.ecologica.org.br/horizontes-culturais/Acesso em 25 mar.2017.

https://thoth3126.com.br/antartica-degelo-comecou-e-e-irreversivel/Acesso25 mar.2017.

http://genebaldo.com.br/educacao-ambiental-principios-e-praticas-9a-edicao/  acesso em: 22 mar.2017.

 

 

 

Currículo Profissional

 

Administração- UFCG, Pós em Gestão-FIP, Bacharel em educação Física-FIP, Artigo publicado Coopex-FIP – “ Perfíl Epidemiológico dos Idosos do Projeto Vida Ativa-2017.

 

Educadora Física, Personal, Professora de Curso Técnico em Organização e Métodos, etc.

[email protected]

 

Whatss (83) 991750701

 

 Imagem de catblacklable por Pixabay 

Social:

19 de Abril de 2024

Publicidade

Visitas até o momento