7 de Junho de 2015 - Simone Carneiro - (2074 acessos) Comentário

Obesidade em Crianças e na Adolescência

Obesidade

Nas últimas décadas têm conforme dados do Ministério da saúde um intenso e alarmante aumento no número de indivíduos obesos, também em crianças e adolescentes, o que tornou a obesidade um problema de saúde pública, sendo considerada pela OMS uma epidemia global. Estando também associada a outras patologias, as quais merecem destaque por sua relação direta com o índice de mortalidade em nosso país, como doenças do coração, diabetes, pressão alta, artroses e outras.

Em tempos de modernidade e economia em crescimento nos últimos anos, e poder de compra acelerado, o Brasil chegou  a 6ª economia mundial, outrora, dificuldades em vários países emergentes ou não, vem se igualar a Reino Unido, Russia,  França e Itália(Dados Banco mundial 2015).

Constituição Federal Brasileira de 1988, garante e determina "prioridade " na proteção da infância e adolescência. É contra o trabalho infantil, ficando a priori o trabalho de aprendizagem, com carteira assinada, e que o mesmo esteja matriculado em escola técnica ou fundamental, a partir dos 14 anos o adolescente poderá ser um aprendiz do trabalho!  

O mundo econômico mudou, assim também o poder de compra, onde o mundo moderno influência desejos e reivindicações, modificando a vida das pessoas, agravantes quando sem controle para uma geração futura. Assim, a lei, Constituição Federal Brasileira rege cuidar bem das crianças e adolescentes, tenta beneficiar mas as influências negativas no dia a dia das mesmas, tornam-na ineficaz??? Dê a sua opinião e interaja!!

Entretanto, o mundo está obeso!!

·        -Antes Felipe era magrinho...- Eu? diz o menino com sobrepeso, hoje fui ao Shopping comi Hamburgão!tudo mudou e o pai tem mais dinheiro, vó também!hehehe

(Felipe, fictício) informação, pesquisa de campo.

A pergunta é? Como resolver os problemas da zoeira dos colegas e doenças adquiridas com a OBESIDADE infantil e na adolescência? Dicas da BEM ESTAR.

. A obesidade é considerada como um acúmulo excessivo de gordura no tecido adiposo, reflete o excesso de gordura corporal (OLIVEIRA, 2005).

O Método quantitativo mais utilizado para definir obesidade e classificá-la em diferentes graus é o IMC (Índice de Massa Corporal), publicada pelo OMS (Organização Mundial de Saúde), O valor assim obtido estabelece o diagnóstico da obesidade.

Ø  IMC= peso (em KG)/ (altura)2 em metros. (Enciclopédia da saúde).

 

Quais fatores que influenciam a obesidade infantil e na adolescência?

Ø  Hábitos alimentares errados;

Ø  Estilo de vida sedentário, ou seja, muitas horas em internet; tvs e jogos online;

Ø  Fatores genéticos;

Ø  Problemas familiares, conseqüências distúrbios psicológicos e alimentares, comer exageradamente;

Ø  Estresse em tempos de provas, faz exagerar nas refeições ou simplesmente porque comida gostosa é uma tentação.

 

 

Comida mamãe!!

Simone quando pré-adolescente era roliça!!sem cintura..quem eu?tudo passou, mas crianças com sobrepeso, gordinha são fatos!!

 

Ø  Pesquisa mostra que nos últimos 30 anos, o número de crianças e adolescentes obesos, aumentou muito, ou seja, 47%  estão no grupo de risco obesidade, em todo o mundo!! Cosequências, doenças adquiridas, como doenças do coração!

Ø  "A obesidade afeta pessoas de todas as idades e renda", diz Christopher Murray, diretor do IHME. "Nas últimas três décadas, nenhum país teve sucesso na redução de suas taxas. O problema deve crescer nos países pobres, se medidas urgentes não forem tomadas para combater essa crise de saúde pública."

Fonte:(Pesquisa Global Burden of Disease, Avaliação em Saúde (IHME, sigla em inglês), da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o estudo analisou informações de crianças, adolescentes e adultos de 188 países)

 

Informação & BEM ESTAR - Atividade Física e Obesidade!!

TREINO &OBESIDADE

Ø  Dados informativos, entre Treino para controle de peso em adolescentes faixa etária,  entre 12 -14 anos. BEM ESTAR

Fortinelly responde: Treino de 2 meses( perdeu 3 kg)

 

1.    Como está seu dia a dia hoje?- Sabe antes eu sentia uma dor nesse lado do peito, já não sinto mais!

2.     Como a Sra. ver seu filho hoje?- Eu tenho controlado a sua alimentação, e sorri.

v  - Observo que a mãe também é obesa perde peso e medidas.

(Fortinelly, fictício) informação, pesquisa de campo.

v  O QUE NÃO PODEMOS ESQUECER NA BUSCA DA SAÚDE, É QUE COMER DE MAIS NOS TORNA COMILÕES E ISSO NÃO AGRADA A DEUS. Pv 23.

 

*      Pensando em dicas pra perder peso, foco e metas, no próximo assunto, falaremos sobre Atividade Física e Ciclismo, uma entrevista com um amante do ciclismo, fatos e fotos um mundo diferente em MountainBIKE!! Viagens em grupos!!Natureza e vida!

 

Dicas & BEM ESTAR

Peso x Medidas, seu primeiro passo! vá a uma academia mais próxima!!

Procure um profissional de Nutrição, alguns programas de governo têm,  como o NASF.

Se seu filho, amigo ou vizinho estiver ansioso e come muito ou não come nada, indique um psicólogo e assistente social do NASF e CRAS,  outros urgente!!Trate a todos com amor!!Ansiedade e depressão qualquer pode ter!! Se possível chame um missionário de Deus!!

 

Dicionário & BEM ESTAR:  Colesterol:

 

Ø  São Lipídios (gorduras) do sangue, produzidos pelo organismo e estão presentes em alimentos de origem animal.

Existem dois tipos:

LDL –Chamado colesterol ruim, e o HDL, que é o colesterol bom!!

Sabendo, que o LDL causa problemas no coração!!Entopem as artérias onde passam o sangue.

 

 

Entenda!! A vida são flores quando plantamos oxigênio aeróbico...Nas idas e vindas, não tente puxar o tapete de ninguém...pois Vsa. Senhoria pode estar pesado e cair antes!!Portanto, caminhe e diminua seu colesterol ruim!!

 

 Educacional&BEM ESTAR: EaD- Educação a distância!!Segurança do Trabalho, Edificações e Informática, Secretaria escolar, Licenciatura em Letras.

Para se inscrever acesse ifpb.edu.br - Formulário

Escola Pública não paga inscrição

Prova presencial – Português e matemática

Inglês e espanhol gratuito, ir no Instituto – Campus Patos-PB

 

Acesse, obrigada!  ”Ciênciasemfoco.com - Educação Física, ative seus sonhos com atividade física, e viva mais!  Não  busque somente seus interesses,  mas curta 1º amar a si mesmo!!CUIDE-SE, a sua única saída para ficar de bem com a vida e amar ao próximo!

 

Abraço e fiquem com Deus!

 

Simone Carneiro de Azevedo

Bacharel em Administração/UFPB/Especialização/FIP.

Bacharel Educação Física –FIP

Cref 003838-G/PB

      TCC Benefícios Auto reportados dos exercícios físicos em idosos do Projeto Vida Ativa  - FIP- Patos -PB.

Vários congressos

Prática com exercícios para a Terceira Idade.

Mais de 1000hs, acompanhando treinos neuromusculares.

           Facebook simone carneiro / E-mail:simonecazevedo24@gmail.com

           wsap (83) 96055515

 

 

 

 

 

Social:

17 de Novembro de 2017

Publicidade

Visitas até o momento