31 de Dezembro de 2015 - Simone Carneiro - (2471 acessos) Comentário

Atividade Física e seus benefícios para melhoria da qualidade de vida de pessoas com Síndrome de Down (SD)

Foi em 1866, que veio a descoberta da existência de uma semelhança fisionômica em crianças aparentemente com deficiências motoras e dificuldades de raciocínios. Estudos do Dr. John Langdon Down. Nesse período o portador Síndrome de Down era considerado pessoa inferior ou mongol. Sabe-se, que os números de cromossomos presentes nas células de uma pessoa são exatos 46 (23 do pai e 23 da mãe), mas foi em 1958, que o geneticista Jérôme Lejeune descobriu que no caso da Síndrome de Down há um erro na distribuição de cromossomos, as células recebem 47 cromossomos e este cromossomo se ligava ao par 21. Por isso,  surgiu o termo Trissomia do 21 que é o resultado da não disjunção primária, que pode ocorrer em ambas as divisões meióticas e em ambos os pais. O processo que ocorre na célula é identificado por um não pareamento dos cromossomos de forma apropriada para os pólos na fase denominada anáfase, por isso um dos gametas receberá dois cromossomos 21 e o outro nenhum.  

Fonte: (ghente.org/ciencia/genética)

 

 Desenvolvimento motor e habilidades.

 

A hipotonia muscular é a falta de tônus muscular, o que torna a pessoa com SD com músculos fracos e movimentos mais lentos, sem força.  Essas características influenciam negativamente na qualidade de movimento dos com SD. A hipotonia é a grande causa do atraso no desenvolvimento físico dessas crianças, fazendo que se sentem, rolem, engatinhem e andem mais tarde.

 

Benefícios da Atividade Física

 

A atividade Física para portadores de SD é muito importante no processo de socializar os mesmos, trazer melhoras ao equilíbrio emocional, diminuir excessos de gordura corporal, já que alguns não motivados têm tendência a compulsão alimentar.

Portanto, é um incentivo a manutenção da saúde aos portadores de doenças congênitas como (S.D, Microcefalia, cardiopatias, etc).

Estudos comprovam que os portadores de SD são demasiadamente sedentários, muitos se tornam obesos, diabéticos e hipertensos, necessitando serem estimulados a praticar atividade física, seja uma boa caminhada, ciclismo ou esportes, como o Judô.

. Fonte: (medico.com.br/site/boa-forma/fitness)

 

Qual o número de pessoas com “Síndrome de Down” no Brasil?

 

As informações do portal do MEC avaliam que no ano de 1998, no Brasil tínhamos 200 mil pessoas matriculadas na educação básica com o problema. Em 2014, o número de portadores com S.D chegou a quase 900 mil matriculas em escolas, e nas escolas públicas com um percentual de Inclusão de 93% em salas de aula comuns.

Fonte: (portal.mec.gov.br)

 

Filhos e BEM ESTAR  -  Gravidez e SD!Sim ou não?

 

Os homens portadores de SD não podem ter filhos, pois nascem estéreis;

As mulheres SD sim, podendo ter uma gravidez de risco ou não, como toda mulher, se acaso têm pressão alta, diabetes ou obesidade.

As chances são de 1,8 % em cada mil mulheres até os 25 anos “não portadoras SD, estas podem ter filhos com SD, e o risco aumenta com o avanço da idade”. Mas em qualquer idade uma mulher pode ter um filho portador SD.

As chances em mulheres portadoras de SD são mais elevadas para o nascimento de filhos com Síndrome de Down.

 

Fonte: (portaleducacao.com.br/enfermagem/)

Informação e BEM ESTAR – Oportunidades para os com  SD!!Destaque!

 

Breno Viola tem SD, é atleta em nível de competições no Brasil, Judoca desde 2002, faixa preta, e tem 35 anos. Também foi ator do filme colegas.

Em 2006, Breno Viola foi o 4º colocado nos Jogos Olímpicos Especiais de Atenas.

Jéssika Figueiredo, 22 anos, estudou em escolas comuns, hoje é fotógrafa profissional da Secretaria de Direitos humanos da Presidência da República, e relações públicas da Federação das Associações de SD.

 

 

 

 PARA O ANO DE 2016!Desejamos!!Saúde!Alegrias!!Amor!!

Abra  a sua boca em sabedoria e a lei da beneficência está na sua língua.’ —PV. 31:26!Bíblia!

 

No próximo assunto falaremos sobre O Voleibol adaptado para jogos com a 3ª idade! Com opinião de monitores com experiência!

 

Acesse, obrigada!  ”Ciênciaemfoco.com - Educação Física, ative seus sonhos com atividade física, e viva mais! 

 

Abraço e fiquem com Deus!

 

Simone Carneiro de Azevedo

Bacharel em Administração/UFPB/Especialização/FIP.

Bacharel Educação Física –FIP

Cref 003838-G/PB

      TCC Benefícios Auto reportados dos exercícios físicos em idosos do Projeto Vida Ativa  - FIP- Patos -PB.

            Ativo pós-graduação Atividade Física para grupos especiais!

Vários congressos

Prática com exercícios para a Terceira Idade.

Mais de 1000hs, acompanhando treinos neuromusculares.

           Facebook simone carneiro / E-mail:simonecazevedo24@gmail.com

          whats (83) 991750701

Social:

19 de Janeiro de 2018

Publicidade

Visitas até o momento