28 de Janeiro de 2018 - Rodrigo Cézar Limeira - (1307 acessos) Comentário

Estudioso prevê pouca recarga de água nos reservatórios que abastecem Patos, Sousa e Cajazeiras esse ano

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está atuando agora de forma intensa no litoral norte do Nordeste, mas em breve deverá provocar precipitações signifcativas no semiárido da região, afirma o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.
 
 
Agora no final de janeiro quem está influenciando o tempo é um VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), e provocando chuvas intensas, ora isoladas e ora esparsas no Sertão e Alto-sertão da Paraíba.
 
 
A atuação da ZCIT ocorre de forma mais significativa no semiárido do Estado entre fevereiro e maio. A estação chuvosa do semiárido da PB, RN,CE,PE e porção central do Piauí, deve começar na previsão do pesquisador entre os dias 05 e 15 de fevereiro com chuvas variando entre a média e valores abaixo da média no semiárido dos referidos estados, num período chuvoso irregular.
 
 
Confira a previsão do estudioso para armazenamento de água nos reservatórios que abastecem as maiores cidades do semiárido paraibano:
 
 
Os reservatórios que abastecem a cidade Patos, o Açude do Jatobá, a Barragem da Farinha, a Barragem de Capoeira e o Complexo Coremas/Mãe d' Água devem ter uma recarga máxima de 15% esse ano. 
 
 
O reservatório que abastece a cidade de Sousa, o Açude de São Gonçalo deve ter uma recarga máxima de 15% esse ano.
 
 
Os reservatórios que abastecem a cidade de Cajazeiras, o Açude de Engenheiro Ávidos e a Barragem da Lagoa do Arroz devem ter uma recarga máxima de 20% esse ano. 
 
 
O pesquisador Rodrigo Cézar Limeira explica que em 2018, a ZCIT estará atuando ao norte de sua Climátologia, fato que vai favorecer a ocorrência de totais pluviômetricos abaixo da média na maioria dos municípios do semiárido da Paraíba, num ano de continuidade da crise hídrica na maioria dos grandes açudes do Semiárido do Estado.
 
 
 
Rodrigo Cézar Limeira - Portal Ciência em Foco 
 
 
 

Social:

23 de Fevereiro de 2018

Publicidade

Visitas até o momento