O físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira, pontua novamente o ano de 2018 como de chuvas irregulares no semiárido da Paraíba: "Em alguns municípios os pequenos açudes vão encher, em outros não declara, além disso, o estudioso afirma que o cenário para a agricultura também é de irregularidade na produção, ou seja, em algumas localidades os agricultores vão colher, em outras localidades não afirma.
Esse cenário deve-se ao fato do Oceano Atlântico Sul na altura da costa do Nordeste, está com condições térmicas desfavoráveis, cenário que deve se manter ao longo do período mais chuvoso da região que é de fevereiro a maio.
A Zona de Convergência Intertropical deverá se posicionar ao norte de sua climatologia em 2018, dessa forma o estudioso reafirma a presença de condições favoráveis para chuvas variando entre a média, e valores abaixo da média na citada região, isso significa que em alguns municípios poderá chover próximo à média, mas na maioria das localidades do Cariri, Sertão e Alto-sertão da Paraíba, as chuvas deverão ficar abaixo da média pluviométrica.
CENÁRIO PARA A MAIORIA DOS GRANDES AÇUDES DO SEMIÁRIDO DO ESTADO É DESFAVORÁVEL PARA 2018:
DESDE 2013 O PESQUISADOR VEM PREVENDO ANO APÓS ANO, POUCA RECARGA DE ÁGUA PARA A MAIORIA DOS GRANDES RESERVATÓRIOS DA REGIÃO, E TODAS AS PREVISÕES NESSE ASPECTO SE CONFIRMARAM.
DESSA FORMA, O FÍSICO, METEOROLOGISTA E MESTRE EM METEOROLOGIA RODRIGO CÉZAR LIMEIRA REAFIRMA QUE A MAIORIA DOS GRANDES AÇUDES DO SEMIÁRIDO DA PARAÍBA VÃO ARMAZENAR POUCA ÁGUA EM 2018. FATO QUE DARÁ CONTINUIDADE A CRISE HÍDRICA NA MAIORIA DOS GRANDES RESERVATÓRIOS DO INTERIOR DA PARAÍBA NESSE ANO.
O estudioso pontua que essa previsão vale também para o semiárido do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e porção central do Piauí.
Rodrigo Cézar Limeira - Portal Ciência em Foco