29 de Janeiro de 2022 - Tecmundo - (1540 acessos) Comentário

OMS: próxima variante do coronavírus pode ser mais contagiosa que a ômicron

De acordo com informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgadas na última terça-feira (25), a próxima variante do coronavírus que surgir deve ser mais contagiosa que a ômicron. Contudo, as autoridades também se questionam se ela será mais mortal.

 

“A próxima variante de preocupação será mais adequada, e o que queremos dizer com isso é que será mais transmissível porque terá que ultrapassar o que está circulando atualmente. A grande questão é se as variantes futuras serão ou não mais ou menos severas”, disse a líder técnica de covid-19 da OMS, Maria Van Kerkhove, em uma transmissão ao vivo da organização.

 

Só na última semana, a OMS registrou 21 milhões de casos de covid-19 confirmados, estabelecendo um novo recorde por culpa da ômicron. De acordo com um estudo das redes Vírus e Corona-ômica BR, a variante já representa 97% dos casos da doença no Brasil e mais de 90% em 13 estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas.

 

O futuro ainda é incerto

 

Kerkhove também alertou sobre as teorias de que variantes futuras resultariam em doenças mais leves. “Não há garantia disso. Esperamos que assim seja, mas não há garantia disso e não podemos apostar nisso”, disse a cientista.

 

Segundo o diretor de programas de emergência da OMS, Mike Ryan, o vírus deve continuar a evoluir antes de estabelecer um padrão e se tornar um "vírus comum", que poderá ser mais sazonal ou afetar apenas grupos vulneráveis.

 

A vacinação está evitando internações e salvando milhares de pessoas ao redor do mundoA vacinação está evitando internações e salvando milhares de pessoas ao redor do mundoFonte:  Unsplash 

 

De qualquer forma, é importante reiterar que a Organização Mundial de Saúde não encontrou nenhuma variante nova e, durante transmissão ao vivo, eles estavam apenas analisando as possibilidades de um futuro que ainda não aconteceu.

 

 

https://www.tecmundo.com.br/ciencia/232863-oms-proxima-variante-coronavirus-contagiosa-omicron.htm 

 

Social:

7 de Agosto de 2022



Publicidade

Visitas até o momento