14 de Fevereiro de 2022 - manualidadesfaceis.com - (1222 acessos) Comentário

Milhões de árvores são encontradas no deserto do Saara

1,8 bilhão de árvores foram contabilizadas no Saara por uma equipe internacional em uma área da África ocidental 30 vezes maior que a Dinamarca.

 

A pesquisa foi conduzida usando uma mistura de fotos de satélite da NASA e a deep learning, uma sofisticada tecnologia de inteligência artificial.

Foto: Pixabay.

 

“Ficamos muito surpresos ao ver que algumas árvores realmente crescem no deserto do Saara, porque até agora, a maioria das pessoas pensava que praticamente nenhuma existia. Contamos centenas de milhões de árvores apenas no deserto. Isso não seria possível sem essa tecnologia. Na verdade, acho que marca o início de uma nova era científica”, disse o professor Martin Brandt.

 

As árvores individuais não podem ser vistas nas fotos normais de satélite, tornando-se praticamente invisíveis. Além disso, como havia pouco interesse em contar árvores fora das regiões arborizadas, acreditavam-se que não havia árvores nesta zona. Esta é a primeira vez que árvores de uma grande área de terra firme são contadas.

 

Novos conhecimentos sobre árvores em áreas secas como esta são importantes por várias razões, de acordo com Martin Brandt. Por exemplo, quando falamos sobre o ciclo global do carbono, não sabemos qual é a influencia delas.

 

“Também estamos interessados ​​em usar satélites para determinar as espécies de árvores, uma vez que os tipos de árvores são importantes em relação ao valor para as populações locais que utilizam a madeira como meio de subsistência. As árvores e seus frutos são consumidos tanto pelo gado quanto pelos humanos e, quando mantidas nos campos, as árvores têm um efeito positivo no rendimento das colheitas porque melhoram o equilíbrio da água e dos nutrientes , explica o professor Rasmus Fensholt do Departamento de Geociências e Gestão de Recursos Naturais.”

 

Foto: Pixabay.

 

 

No futuro, a contagem deverá ser expandida para uma área muito maior na África. O objetivo dos pesquisadores é criar um banco de dados global de todas as árvores que crescem fora das áreas florestais.

 

 

https://manualidadesfaceis.com/milhoes-de-arvores-sao-encontradas-no-deserto-do-saara/?fbclid=IwAR3c0vP83vfhsBNxFSY7T3ovluMsBRhCsYA4w0P2Nh2BzxkU1ZCIn1pp7ws

Social:

18 de Maio de 2022



Publicidade

Visitas até o momento