13 de Maio de 2022 - Valor Investe - (1715 acessos) Comentário

Pandemia de covid-19 causou 15 milhões de mortes, estima a OMS

Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que quase 15 milhões de pessoas morreram por causa da pandemia nos últimos dois anos, seja diretamente por causa da covid-19 ou pela pressão causada pela doença sobre os serviços de saúde.

 

O número é mais do que o dobro do que o balanço oficial de vítimas da covid-19, de 6 milhões de pessoas. Segundo a OMS, a maioria das mortes relacionadas à pandemia ocorreu no Sudeste Asiático, na Europa e nas Américas.

 

No relatório divulgado hoje, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a estimativa é "sóbria" e que os países deveriam investir mais para lidar com futuras crises sanitárias.

 

Cientistas que fizeram o cálculo para a OMS estimam que, entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, houve entre 13,3 milhões e 16,6 milhões de mortes relacionadas à pandemia.

 

Essa cifra inclui, além de vítimas diretas da covid-19, casos como o de pacientes com câncer que não puderam receber tratamento adequado porque os hospitais estavam superlotados de pessoas infectadas com o coronavírus.

 

Os números se baseiam em dados compartilhados pelos países e em modelos estatísticos. A OMS não dividiu a cifra em mortes diretas causadas pela covid-19 e aquelas provocadas pelas consequências da pandemia nos sistemas de saúde.

 

"Isso pode parecer um simples exercício aritmético, mas esses números da OMS são absolutamente cruciais para entender como devemos combater futuras pandemias e continuar respondendo a esta", disse Albert Ko, especialista em doenças infecciosas da Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale, à agência Associated Press. 

 

Fonte:https://valorinveste.globo.com/mercados/internacional-e-commodities/noticia/2022/05/05/pandemia-causou-15-milhes-de-mortes-estima-a-oms.ghtml

 

 

Social:

7 de Agosto de 2022



Publicidade

Visitas até o momento