As lentes de contato dental têm sido uma febre entre os famosos. Esse procedimento consiste na confecção de lâminas de porcelanas ultrafinas que variam entre 0,2 a 0,5mm de espessura, o que nos permite uma maior preservação da estrutura dentária.
É uma técnica conservadora, duradoura e eficaz para restabelecer a forma dos dentes, a cor (quando não solucionado com clareamento) e função dos dentes anteriores. A duração das peças tem uma média de 15 anos, dependendo dos cuidados por parte do paciente. É importante não roer unhas, evitar morder alimentos com consistência muito sólida, higienizar bem a cavidade bucal, e claro, manter as visitas periódicas ao dentista.
Por outro lado, suas contra- indicações envolvem dentes que sofrem grande carga oclusal (pacientes com bruxismo), grandes apinhamentos (dentes muito tortos), extensa destruição coronária, amplas restaurações e presença de doença periodontal.
Para o sucesso na aplicação dessa técnica é importante atentar ao planejamento adequado, respeitando cada indicação e contra-indicação.
Ilanna Araújo CRO 5281
- Cirugiã dentista formada pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP) desde 2013.
- Especialista em Dentística, pela Faculdade Coesp em João Pessoa – PB desde 2017.
- Curso de Toxina Botulínica pelo IOLB em Brasília – DF.
- Curso de Preenchimento facial pelo IOLB em Brasília – DF.
REFERÊNCIAS:
ARCARI, S. A. O estado da arte dos fragmentos e lâminas cerâmicas ultrafinas na odontologia restauradora. 2014. 24f. Monografia (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.
OKIDA, R.C. et al. Lentes de contato: Restaurações minimamente invasivas na solução de problemas estéticos. Revista Odontológica de Araçatuba, v.37, n.1, p.53-59, janeiro/abril. 2016
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay