29 de Outubro de 2019 - Rodrigo Cézar Limeira - (8442 acessos) Comentário


Semiárido do Nordeste tem o segundo maior potencial de geração de energia solar do mundo, afirma físico

De acordo com o físico Rodrigo Cézar Limeira a geração de energia solar no interior da região Nordeste tem um potencial fantástico, sendo o segundo maior do mundo atrás apenas do Deserto do Saara na África.

 

 

Outros dados interessantes de estudos já realizados aborda o estudioso, dizem respeito a geração de energia eólica. No Estado da Paraíba a geração de energia a partir dos ventos, tem um potencial bem elevado do Litoral até a região central do Estado, tendo aproximadamente a cidade de Patos como limite. Dessa forma, as regiões do Litoral, Brejo, Agreste, Cariri, e Sertão até a região de Patos têm elevadíssimo potencial para geração de energia eólica. Já a região do oeste do Estado tem potecial menor para geração de energia dos ventos.

 

 

Próximo ao município de Santa Lúzia, local onde a Concessionária Espanhola de Energias Renováveis Iberdrola está instalando seu parque eólico, passa a maior jazida de ventos do mundo. O potencial da região é tão grande, que pode gerar energia elétrica suficiente para abastecer todo o Nordeste Brasileiro.

 

 

Já a região situada entre os municípios de Patos e Sousa no Sertão do Estado pontua o físico, apresenta o maior potencial para geração de energia solar do Brasil.

 

 Imagem de David Mark por Pixabay 

Portal Ciência em Foco

 

Social:

21 de Novembro de 2024

Publicidade

Visitas até o momento