8 de Julho de 2025 - Rodrigo Cézar - (229 acessos) Comentário


Condições oceânicas normais devem persistir pelo menos até setembro, afirma Dr. Rodrigo Cézar

O fenômeno climático e oceânico La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico equatorial,não deve voltar pelo menos até o fim de setembro, segundo o consultor meteorológico do agronegócio Rodrigo Cézar Limeira. Dessa forma, as condições climáticas devem permanecer neutras.

 

·         Efeitos no Brasil:

La Niña em 80% dos casos pode trazer mais chuvas para o Norte e Nordeste do Brasil, enquanto o Sul, pode experimentar uma considerável redução e má distribuição espacial e temporal das precipitações, algo que depende diretamente da temperatura da superfície do mar na costa do Peru e do Equador, essa região está diretamente relacionada ao padrão de distribuição das chuvas na Região Sul do Brasil. Em outras palavras, uma La Niña Modoki pode está associada a boas chuvas em boa parte da Região Sul. As Regiões Sudeste e Centro-Oeste não apresentam correlação em termos de quantidade de chuvas com eventos de La Niña e El Niño, mas quando a La Niña está configurada, a estação chuvosa em algumas áreas dessas regiões pode começar um pouco mais tarde que o normal, afirma o físico, meteorologista, mestre em Meteorologia e doutor em Fisica Quântica Rodrigo Cézar.

 

·         Impacto na agricultura:

O fenômeno pode afetar as safras agrícolas, com possíveis impactos na produção e nos preços de alimentos, de acordo com a SAFRAS & Mercado

 

·         Inverno 2025:

O inverno no Brasil deve ser mais instável e a sensação de frio pode aumentar, mesmo que as temperaturas fiquem acima da média em algumas regiões, informa a CBN

·          

O que é La Niña:

 

La Niña é o oposto do El Niño e se caracteriza pelo resfriamento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico equatorial central e oriental. Esse fenômeno altera os padrões dos ventos em altitude e precipitação pluviométrica em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. 


É importante acompanhar as atualizações das previsões climáticas para entender melhor como o La Niña e as condições neutras podem afetar o clima e a agricultura no Brasil.

 

IA do Google e Dr.Rodrigo Cézar Limeira 

 

Social:

8 de Julho de 2025

Publicidade

Visitas até o momento