A previsão do físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira é de um 2023 favorável para enchimento de pequenos reservatórios, formação de boas pastagens e de boa colheita das lavouras, principalmente de feijão, embora em muitos locais os agricultores possam colher o milho também.
As condições do Oceano Atlântico Sul na altura da costa leste do Nordeste estão evoluindo favoravelmente, assim como a manutenção do fenômeno La Niña até pelo menos o final de março, o estudioso ainda monitora as condições do Oceano Atlântico Norte, que ainda na fase negativa da Oscilação Multidecadal do Atlântico, poderá colaborar para um período chuvoso favorável para grande parte do setor rural do semiárido da Paraíba em 2023, pontua o estudioso do clima e de várias áreas da Física.
No Nordeste, grande parte da região deverá registrar chuvas variando de normais a acima da média em fevereiro. No setor norte do Nordeste, do qual faz parte o semiárido dos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, extremo norte da Bahia, Alagoas e porção central do Piauí, a quadra chuvosa é de fevereiro a maio.
Créditos:
Pixabay.com