Em 25 de dezembro de 2024, o consultor meteorológico do agronegócio Rodrigo Cézar Limeira, previu que a cidade de Patos, a Capital do Sertão da Paraíba poderia registrar entre 600 mm e 800 mm no período de janeiro e maio de 2025.
A cidade registrou 410 mm de chuva até a data de 24 de março de 2025, de acordo com dados oficiais do Governo do Estado. O estudioso também previu no final de dezembro um janeiro com chuvas acima da média, fevereiro e março com chuvas variando de normais a abaixo da média e uma mudança considerável nas condições oceânicas na segunda metade de março, possibilitando um abril e maio com boas chuvas no semiárido paraibano.
Prevendo um fevereiro e março com chuvas bem irregulares, o indicativo do pesquisador era de plantio só na segunda metade de março, citando o ano de 2025 como mais favorável para o cultivo de feijão, devido à grande irregularidade na distribuição espacial e temporal das chuvas, num ano bom para pastagens e para enchimento dos pequenos reservatórios.
Condições oceânicas estão ainda mais favoráveis conforme previu Dr. Rodrigo Cézar, agora próximo da virada de março para abril:
Mesmo com a La Niña finalizada atualmente, o cenário para chuvas poderá ser melhor que em fevereiro e março, isso porque o Atlântico Norte está frio de acordo com as últimas atualizações do campo de anomalias de temperatura da superfície do mar, além disso boa parte da bacia do Atlântico Sul na altura costa leste do Nordeste vem esquentando nas atualizações dos últimos dias, tal fato projeta um cenário melhor para chuvas no semiárido da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará em abril e maio. Para o centro-norte do Ceará a perspectiva é de chuvas acima da média, já para o sul do estado a previsão do estudioso é de chuvas próximas da normalidade.
No litoral norte do Rio Grande do Norte a perspectiva é que a precipitação pluviométrica fique acima da média história, já no semiárido do estado, as chuvas poderão variar de normais a acima da média, assim como também no semiárido da Paraíba. Para o semiárido de Pernambuco a perspectiva é de chuvas variando de normais a ligeiramente abaixo da média em abril e maio.
Dessa forma, Patos poderá registrar em abril e maio, chuva na média ou acima dela.
Rodrigo Cézar Limeira é:
Físico, meteorologista, mestre em Meteorologia, doutor em Física Quântica, escritor, editor do portal Ciência em Foco, membro da AISP (Associação de Imprensa do Sertão Paraibano) e da ABJ (Associação Brasileira dos Jornalistas). É um estudioso do clima e de várias áreas da Física, consultor meteorológico do agronegócio e de eficiência energética. Mais informações sobre sua atuação profissional acesse:
http://cienciaemfoco.com/sobre-ciencia-em-foco
A matéria com a previsão realizada em dezembro está publicada aqui mesmo no portal Ciência em Foco: https://cienciaemfoco.com/colunistas/rodrigo-cezar/p2_articleid/2034
Foto: Marcelo Zurita
Portal Ciência em Foco