24 de Dezembro de 2023 - Rodrigo Cézar - (3597 acessos) Comentário


Dr. Rodrigo Cézar reforça previsão de muita chuva no Nordeste nos próximos dias

Conforme já previu o físico, meteorologista, mestre em Meteorologia e doutor em Física Rodrigo Cézar Limeira, entre os dias 28 de dezembro e 02 de janeiro a Região Nordeste do Brasil terá chuvas, claro que essas precipitações não vão se distribuir de forma igual, até porque poderão estar associada à atividade de vórtices ciclônicos de altos níveis, esse tipo de sistema meteorológico costuma provocar chuvas bem irregulares na região tanto no final do ano quanto em janeiro, no entanto, muitas localidades da região poderão ser beneficiadas por precipitações pontualmente bem intensas, onde volumes superiores a 100 mm de chuva poderão cair em apenas uma noite, pontua o estudioso.

 

Muita chuva no semiárido do setor norte do Nordeste

 

Os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará serão beneficiados por chuvas, inclusive na faixa semiárida. Os acumulados de precipitação registrada em alguns locais poderão ser significativos, amenizando o cenário de estiagem desse final de ano.

 

Áreas do cariri, sertão e altossertão da Paraíba com muita chuva em alguns locais

 

Cidades como Monteiro, Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras, Itaporanga, Catolé do Rocha e São Bento deverão registrar chuvas dentro do intervalo de validade da previsão, sendo que em algumas delas os acumulados poderão ser significativos em apenas uma noite.

 

Complexo Coremas/Mãe d’ Água poderá ter recarga nos próximos dias

 

Com a perspectiva de boas chuvas para o oeste da Paraíba, o maior manancial do estado o complexo Coremas/Mãe d’ Água poderá ter recarga dentro do intervalo de validade da previsão, que é de 28 de dezembro a 02 de janeiro, finaliza o estudioso.

 

 

Portal Ciência em Foco

Imagem de 12019 por Pixabay 

Social:

28 de Abril de 2024

Publicidade

Visitas até o momento