Os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará além do centro e norte do Maranhão, Piauí e extremo norte da Bahia, terão chuvas variando entre a média e valores abaixo da média em fevereiro, prevê Dr. Rodrigo Cézar.
Com o Atlântico Sul mais frio de que o normal na altura da costa leste do Nordeste e formando um dipolo neutro com o Atlântico Norte, a perspectiva para o mês de fevereiro é de chuva muito irregular nas mencionadas áreas, com totais pluviométricos variando de normais a abaixo da média pontua o consultor meteorológico do agronegócio Rodrigo Cézar Limeira.
Os episódios de precipitação pluviométrica que devem ocorrer nas áreas mencionadas em fevereiro estarão mais associados a atividade de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis e Oscilação Maddem-Juliam, já que a Zona de Convergência Intertropical deverá atuar de forma mais discreta devido as condições oceânicas desfavoráveis.
Conforme prevê Rodrigo Cézar, nos próximos dias a probabilidade de chuva é baixa em grande parte das áreas citadas anteriormente, no entanto, a partir do dia 26 de janeiro, novos eventos de chuvas isoladas em alguns momentos e esparsas em outros deverão atingir esses setores do Nordeste.
Portal Ciência em Foco
Foto: Marcelo Zurita