28 de Novembro de 2023 - Rodrigo Cézar Limeira - (2735 acessos) Comentário


Dr. Rodrigo Cézar reforça previsão de chuvas acima da média em Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras-PB em dezembro e janeiro de 2024

O físico, meteorologista, mestre em Meteorologia e doutor em Física Quântica Rodrigo Cézar, reafirma a sua previsão de chuvas acima da média no Sertão e Altossertão da Paraíba em dezembro próximo e no mês de janeiro de 2024.

 

Regiões do Vale do Piancó, assim como as cidades de Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras serão beneficiadas por chuvas significativas que em alguns momentos poderão ser fortes, com acumulados superiores a 150 mm de chuva em apenas uma noite.

 

O forte calor observado no interior da Região Nordeste, acima do normal, desde o mês de agosto, resultado tanto dos fenômenos de aquecimento global como do El Niño de intensidade moderada atualmente, contribui para a perspectiva positiva para chuvas nos próximos dois meses.

 

O estudioso lembra que não é sempre ao longo do ano que o fenômeno climático e oceânico El Niño desfavorece chuvas no setor norte do Nordeste, no final do ano e principalmente no mês de janeiro costuma chover bem em muitos municípios da região, com o fenômeno El Niño configurado na região central do Pacífico Equatorial, pontua. Já entre fevereiro e maio, período de atuação da Zona de Convergência Intertropical no setor norte do Nordeste, as chuvas na maioria das vezes em anos de El Niño moderado e principalmente forte, ocorrem com grande má distribuição espacial e temporal, algo que provoca quebra nas lavouras principalmente de milho e faz com que maioria dos grandes reservatórios da região, armazenem pouca água durante a estação chuvosa.

 

Portal Ciência em Foco

 

Foto: Pixabay.com

 

 

 

 

Social:

28 de Abril de 2024

Publicidade

Visitas até o momento