Entre os dias 03 e 08 de dezembro, as regiões de Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras, Vale do Piancó e etc.., deverão registrar novos episódios de chuvas segundo afirma o físico, meteorologista, mestre em Meteorologia e doutor em Física Quântica Rodrigo Cézar Limeira.
Em dezembro a probabilidade de chuva estará mais alta do que em novembro pontua o estudioso, além disso, com o calor acima do normal observado no final de 2023, a energia disponível para a convecção e a alta umidade do ar, estarão favoráveis para a formação de nuvens cumulonimbus, algo que poderá favorecer em alguns locais a ocorrência de precipitações pluviométricas em acumulados significativos.
Dezembro é o segundo mês da pré-estação chuvosa do semiárido do setor norte do Nordeste, a qual dura de novembro a janeiro, os principais sistemas meteorológicos precipitantes que atuam na região nessa época, são instabilidade atmosférica decorrentes da atuação de frentes frias no sul da Bahia e vórtices ciclônicos de ar superior. O fato de atualmente o Atlântico Sul na altura da costa leste do Nordeste já está em fase de aquecimento, é um aspecto que poderá ser positivo para as chuvas na região em dezembro de 2023.
Portal Ciência em Foco
Foto: Pixabay.com