5 de Abril de 2024 - Rodrigo Cézar - (1583 acessos) Comentário


Patos-PB registrou chuvas 22% acima da média em março, confirmando previsão de Dr. Rodrigo Cézar

A cidade de Patos conhecida como a Capital do Sertão do estado da Paraíba, registrou índice pluviométrico de 253 mm em março, de acordo com dados oficiais repassados pelo técnico Marconi Palmeira da Empaer.

 

A média pluviométrica em março no posto pluviométrico da Empaer é de 208 mm, dessa forma choveu 22% acima da média no referido mês conforme já havia previsto o estudioso do clima e consultor meteorológico do agronegócio Rodrigo Cézar Limeira.

 

O estudioso que previu chuvas acima da média em janeiro, fevereiro e março, afirma que as condições são favoráveis para boas chuvas em abril, mesmo com o fenômeno climático El Niño ainda intenso configurado, algo que poderá provocar irregularidade na distribuição espacial das chuvas no município afirma, ou em outras palavras, a ocorrência acima do normal de eventos de chuvas de manga, que na linguagem popular são aquelas precipitações bem pontuais.

 

Outra previsão do estudioso que também deverá se confirmar, é de índice pluviométrico acima dos 550 mm esse ano em Patos, sendo que do dia 01 de janeiro a 05 de abril de 2024, choveu em Patos 520 mm. Nos três primeiros meses do ano a Capital do Sertão registrou um total de 475 mm. A previsão de recargas abaixo dos 30% esse ano para grandes reservatórios como o de Capoeira, Cachoeira dos Cegos, Engenheiro Arcoverde, Capivara e Lagoa do Arroz, os quais estão entre os maiores do estado e que não recebem águas da transposição, também deverá se confirmar.

 

Para o Complexo Coremas/Mãe d’ Água, o maior manancial de águas do estado, a previsão do estudioso é de recarga inferior a 20% ou inferior a 258 milhões de metros cúbicos esse ano.

 

 

Rodrigo Cézar Limeira é físico, meteorologista, mestre em Meteorologia, Doutor em Física, escritor, membro da AISP – Associação de Imprensa do Sertão Paraíbano e da ABJ – Associação Brasileira dos Jornalistas, também é editor do portal de Jornalismo Científico Ciência em Foco. Presta consultoria em Física na subárea de eficiência energética para empresas, e consultoria meteorológica para o agronegócio, também é assessor de comissões permanentes da Câmara de Vereadores de Patos.

 

Foto: Alex Costa 

Portal Ciência em Foco

 

 

 

 

Social:

30 de Abril de 2024

Publicidade

Visitas até o momento