21 de Abril de 2024 - Rodrigo Cézar - (1763 acessos) Comentário


Chuvas no município de Patos ultrapassam os 550 mm em 2024 e confirma previsão de Dr. Rodrigo Cézar

Uma estação chuvosa com chuvas mal distribuídas, mas suficientes para ultrapassar os 550 mm no município de Patos, conforme previu o estudioso do clima e consultor meteorológico do agronegócio Rodrigo Cézar.

 

Do dia 01 de janeiro a 20 de abril, Patos registrou de acordo com dados oficiais da Empaer fornecidos pelo técnico Marcone Palmeira, 581 mm de chuva, a previsão do estudioso Rodrigo Cézar, era de um índice pluviométrico esse ano superior a 550 mm na Morada do Sol, previsão confirmada.

 

As chuvas são muito mal distribuídas em 2024

 

Não faltaram chuvas para as lavouras e para as pastagens ressalta o pesquisador, no entanto, com as precipitações muito irregulares, pequenos açudes em algumas localidades dentro do município de Patos tiveram pouca recarga.

 

No setor sul do município, os pequenos reservatórios encheram, já no setor norte houve pouca recarga, inferiores a 20% acrescenta.

 

Tal fato culminando com essa considerável má distribuição espacial das chuvas dentro do próprio município, está associada à atividade do fenômeno climático e oceânico El Niño, ou seja, no setor sul do município a alta pressão em altitude associada ao fenômeno esteve menos intensa dentro dos 04 primeiros meses do ano, resultado, choveu bem de forma a beneficiar os pequenos açudes, já no setor norte do município, a alta pressão associada ao fenômeno esteve mais intensa, com isso a qualidade das precipitações não proporcionou enchimento dos pequenos reservatórios.

 

Conforme também previu o estudioso no início de fevereiro, em vários locais do semiárido paraibano choveria bem esse ano, em outros choveria em quantidade razoável e em outros locais choveria pouco, fato que está se confirmando em 2024.

 

 

Foto: Patos (arquivo da Folha Patoense)

Portal Ciência em Foco

 

Social:

23 de Junho de 2024

Publicidade

Visitas até o momento