6 de Novembro de 2023 - Rodrigo Cézar Limeira - (3531 acessos) Comentário


Patos e região poderão ter chuvas em dezembro, e muita chuva em janeiro, reforça Dr. Rodrigo Cézar

O físico, meteorologista, mestre em Meteorologia e doutor em Física Quântica Rodrigo Cézar, reafirma que a perspectiva de chuvas em grande parte do Sertão e Altossertão da Paraíba é boa para esse final de ano, e também para janeiro.

 

O município de Patos e também municípios da região polarizada por Patos poderão registrar vários episódios de chuvas no mês de dezembro e em janeiro.

 

Em dezembro ocorrerá uma elevação considerável na probabilidade de chuvas na região, com precipitações associadas a fenômenos como instabilidade atmosférica decorrente da atuação de frias frias no sul da Bahia, e vórtice ciclônicos de altos níveis, afirma o estudioso.

 

Não é sempre que o El Niño desfavorece chuvas na região

 

No final do ano, a exemplo do que estamos vivenciando agora e também no mês de janeiro, o fenômeno climático e oceânico El Niño favorece chuvas significativas em vários municípios do semiárido do setor norte do Nordeste, isso porque colabora para elevar muito a temperatura do ar, calor em excesso na troposfera é energia em potencial para a formação de nuvens de chuva, ou seja, é componente indispensável juntamente com a alta umidade do ar para provocar precipitações.

 

E nesse final de 2023 não será diferente, Patos e região poderão ser contempladas por eventos de chuvas, e em janeiro, as chances de muita chuva na região são consideráveis.

 

El Niño encontra-se moderado atualmente

 

Atualmente o fenômeno climático e oceânico El Niño está com intensidade moderada, com anomalias de aquecimento de cerca de 1,4ºC acima da média, fato que poderá impactar a qualidade da estação chuvosa da região entre os meses de fevereiro e maio de 2024, no entanto, ainda é muito cedo para se traçar um cenário mais claro para as chuvas da região no referido período do próximo ano.

 

 

Crédito: foto de Alex Costa 

Portal Ciência em Foco

 

 

Social:

27 de Abril de 2024

Publicidade

Visitas até o momento