O físico, meteorologista e consultor meteorológico do agronegócio Rodrigo Cézar informou que a região do Sertão do Nordeste poderá registrar chuvas isoladas e esparsas entre os dias 19 e 22 de novembro. Segundo ele, a previsão é resultado da possível formação de um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno que ocorre quando a umidade da Floresta Amazônica interage com a umidade trazida por uma frente fria que avança pelo país.
“Nos próximos dias, podemos ter a configuração da ZCAS, o que deve favorecer precipitações em várias áreas do interior da Bahia, do Oeste, Centro e Oeste de Pernambuco, além do Sertão e, principalmente, do Alto Sertão da Paraíba. Isso inclui o Vale do Piancó, Sousa, Cajazeiras e até localidades da região de Patos”, explicou o meteorologista. Ele acrescenta que áreas do Sul do Ceará também podem registrar pancadas de chuva.
Cézar destacou ainda que, apesar da expectativa de precipitações, o volume não será suficiente para alterar o quadro de estiagem que domina o Semiárido. “Essas chuvas serão, em alguns momentos, isoladas e, em outros, esparsas. Mas não devem mudar de forma significativa a situação de seca que atinge a Paraíba e o Rio Grande do Norte”, afirmou.
Jornalista Airton Alves - portal Patos Verdade
Título: Rodrigo Cézar
Foto: Pixabay.com