Com o Atlântico Sul mais frio de que o normal atualmente na altura da costa leste do Nordeste, a previsão do consultor meteorológico do agronegócio Rodrigo Cézar Limeira é de chuvas abaixo da média em 2026 na faixa semiárida da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, além do extremo norte da Bahia, centro e norte do Piauí e Maranhão, essas áreas têm sua estação chuvosa de fevereiro a maio, e o principal sistema meteorológico gerador de chuvas na região é a Zona de Convergência Intertropical.
Com o Atlântico Sul mais frio de que o normal, e essa é uma tendência apontada pelo estudioso ao longo da quadra chuvosa da região, a atividade da ZCIT deverá ser muito irregular esse ano, produzindo totais pluviométricos abaixo da média em grande parte da região, pontua.
Entre os dias 05 e 10 de fevereiro, chuvas em alguns momentos esparsas e em outros momentos isoladas poderão atingir esse setor do Nordeste. As precipitações a serem registradas terão nesse intervalo um padrão muito irregular.
Portal Ciência em Foco
Foto: Rodrigo Cézar Limeira // edição Airton Alves