O físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira, destacou a perspectiva nada animadora para os grandes açudes do interior do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará em janeiro. De acordo com o estudioso, as chuvas na região serão majoritariamente irregulares, variando de normais a abaixo da média no interior desses estados no referido mês.
A exceção pode ser o oeste da Paraíba e sul do Ceará, com a perpectiva de chuva em torno da média e até acima da média em alguns locais, de qualquer forma, o cenário é desfavorável para as recarga em janeiro dos grandes reservatórios, pontua.
No final de janeiro, o estudioso que também é consultor meteorológico do agronegócio, divulgará o prognóstico para a quadra chuvosa de fevereiro a maio da região, assim como também o prognóstico para as recargas dos grandes açudes do interior dos mencionados estados esse ano. Lembrando que desde 2021, o estudioso vem prevendo ano ápos ano, pouca recarga para maioria dos grandes reservatórios do interior desses estados, sempre recargas inferiores a 30%, e essas previsões para esses mananciais se confirmaram.
Portal Ciência em Foco