A chuva aumenta no centro-sul do país, isso porque pelo menos até o dia 19 de abril, a Oscilação Antártica estará negativa, isso vai favorecer a entrada de ar polar na região e dessa forma, a atuação de frentes frias. Estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, centro-sul de Minas Gerais, região central do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, terão chuvas variando entre 15 mm e 75 mm dentro de citado intervalo de dias.
Em Goiás e Mato Grosso os acumulados serão mais modestos e poderão variar entre 25 mm e 45 mm.
No norte da Região Norte, muita chuva, com acumulados que poderão chegar a 135 mm no nordeste do Amazonas e noroeste do Pará, mesmo com a Oscilação Maddem-Juliam neutra agora.
Em grande parte do Nordeste, a perspectiva no intervalo entre 14 e 20 de abril é de pouca chuva mais uma vez. Na região os acumulados mais significativos ficaram restritos ao norte do Maranhão. No centro-norte do Ceará e no Rio Grande do Norte, os acumulados poderão variar entre 25 e 45 mm. Na região central do Paraíba, os acumulados poderão variar entre 15 mm e 35 mm, nas demais áreas, baixa probabilidade de chuva.
Texto: Dr. Rodrigo Cézar
Créditos: Modelo GFS (Global Forecast System) da NOAA