18 de Janeiro de 2019 - Rodrigo Cézar Limeira - (5046 acessos) Comentário


Chuvas isoladas devem continuar atingindo a região de Patos-PB nos próximos dias

De acordo com o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira, mais chuvas poderão atingir a região de Patos entre os dias de hoje (18) e o domingo (20) de janeiro de 2019.

 

 

O estudioso que previu chuvas acima da média em Patos e muitos municípios do semiárido do Estado no mês de janeiro, poderá ver sua previsão se confirmar nos próximos dias, já que os índices observados ultimamente se aproximam da média inclusive na Morada do Sol.

 

 

De acordo com dados oficiais fornecidos pela AESA, choveu 6,1 mm no posto pluviométrico da Embrapa, setor noroeste do município.

 

 

Total de chuvas observado de 01/01 até 17/01: 72,8 mm

Média pluviométrica em janeiro na Embrapa: 66 mm

 

 

Já de acordo com o INMET, o índice de chuvas observado em Patos na estação meteorológica situada no Bairro do Jatobá em 2019 é de 41 mm

 

 

Obtendo-se o Índice Oficial de Chuvas de Patos (IOC), com base nos dados fornecidos pelos postos que têm o pluviômetro padrão Ville de Paris instalado, tem-se:

 

 

IOC = (72,8 + 41)/2 = 56,9 mm

 

 

Considerando-se a média de chuvas em Patos-PB no mês de janeiro que é de 66 mm, logo pode-se afirmar que faltam apenas 9,1 mm para o IOC atingir a média.

 

 

O físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira ainda prevê chuvas abaixo da média na região de Patos no período de fevereiro a maio, que corresponde a quadra chuvosa da região, num ano em que a maioria dos grandes açudes do semiárido do Estado terão recargas bem menores que em 2018, devido a grande má distribuição espacial e temporal das chuvas, condicionadas à configuração de um novo episódio do fenômeno climático e oceânico El Niño, que deverá ser de fraca intensidade.

 

 

Portal Ciência em Foco

Social:

12 de Julho de 2025

Publicidade

Visitas até o momento