22 de Novembro de 2019 - RODRIGO CÉZAR LIMEIRA - (4922 acessos) Comentário


Calor ainda maior em dezembro, chuvas isoladas em dezembro e janeiro e estação chuvosa do Semiárido da PB começando entre 05 e 15 de fevereiro afirma físico

Dois pontos para atualização das condições climáticas no Semiárido do setor norte do Nordeste do qual faz parte do Semiárido do Estado da Paraíba.

 

De acordo com o físico Rodrigo Cézar Limeira, o calor intenso das últimas semanas registrado no interior do Nordeste deverá se intensificar um pouco em dezembro.

 

 

Segundo o estudioso, dia 21 de dezembro tem início o verão do hemisfério sul, período que dura até aproximadamente 21 de março, no qual os raios solares incidem de forma menos inclinada sobre o referido hemisfério.

 

 

Dessa forma, sendo dezembro o mês mais quente do ano, é de se esperar um calor ainda mais intenso sobre a região Nordeste do Brasil. Além disso, a região central do Oceano Pacífico Equatorial está com viés de temperatura positivo, insuficiente para formar um novo episódio do fenômeno climático e oceânico El Niño, mas suficiente para ajudar a manter as temperaturas variando de normais a acima da média sobre grande parte do Nordeste neste final de ano.

 

 

Estação chuvosa do Semiárido da PB e do setor norte do Nordeste deve começar entre os dias 05 e 15 de fevereiro de 2020

 

 

De acordo com o físico, as condições oceânicas indicam o início do período chuvoso das mencionadas regiões entre os dias 05 e 15 de fevereiro, apesar do estudioso divulgar só a partir de 20 de dezembro sua previsão a respeito do período mais chuvoso do Semiárido do setor norte do Nordeste.

 

 

Para dezembro e janeiro a perspectiva é de chuvas isoladas no Semiárido da PB, em dezembro a chuva cai de forma mais isolada, mas em janeiro elas se tornam mais generalizadas, atingindo uma quantidade maior de localidades da região.

 

 

 

Portal Ciência em Foco

 

 

 

Social:

25 de Abril de 2024

Publicidade

Visitas até o momento