9 de Junho de 2020 - Rodrigo Cézar Limeira - (3612 acessos) Comentário


Chuvas isoladas até o dia 15, na segunda quinzena do mês a chuva se espalha pelo Semiárido da PB afirma físico

As condições oceânicas indicam que junho terá chuvas o mês inteiro no Estado da Paraíba, em alguns momentos as chuvas deverão ser mais isoladas como na primeira quinzena do mês, devido a atuação em altos níveis na atmosfera de uma onda planetária de energia, associada ao sinal negativo para chuvas da Oscilação Meddem-Juliam pontua o físico Rodrigo Cézar Limeira.

 

 

De acordo com o estudioso, essa onda planetária de energia que migrou da região da Indonésia se propagando de oeste para leste chegou ao Nordeste por volta do dia 30 de maio, no entanto a mesma é de fraca intensidade, com isso as chuvas que persistiram na segunda quinzena da maio, não desapareceram totalmente do interior da Paraíba, elas continuam de forma isolada, afirma o físico.

 

 

De acordo com o estudioso, por volta do dia 15 de junho, uma nova onda planetária de energia em altos níveis na atmosfera deverá atingir o Nordeste do país, agora com sinal positivo para chuvas.

 

 

Assim o físico Rodrigo Cézar Limeira prevê boas chuvas nas regiões de Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras, Cariri, Vale do Piancó, e a Paraíba como um todo na segunda quinzena da junho.

 

 

A média pluviométrica na Embrapa em Patos em junho é de 24 mm, em junho de 2020 deverá chover acima dos 24 mm em Patos prevê Rodrigo.

 

 

Portal Ciência em Foco

 

 

Social:

24 de Abril de 2024

Publicidade

Visitas até o momento