30 de Janeiro de 2021 - Rodrigo Cézar Limeira - (2371 acessos) Comentário


Vórtice Ciclônico provocando chuvas isoladas neste final de janeiro e início de fevereiro no interior da PB

O Oceano Atlântico Sul na altura da costa leste do Nordeste continua mais frio que o normal agora neste final de janeiro, cenário que vem sendo observado desde o corrente mês de dezembro passado.

 

Com isso as chuvas foram bem isoladas no mês de janeiro. Mesmo com o cenário desfavorável para a estação chuvosa do Semiárido do Norte do Nordeste neste momento, um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que está com núcleo sobre o sul da Bahia, está favorecendo o transporte de umidade do Centro-Oeste e Sudeste do país, para o interior nordestino, pontua o físico e meteorologista Rodrigo Cézar.

 

Há alguns dias esse cenário vem sendo observado, com isso as chuvas estão ocorrendo de forma isolada em alguns momentos e esparsas em outros no interior da Paraíba, finaliza.

 

O físico Rodrigo Cézar previu um cenário melhor para chuvas em fevereiro do que em janeiro na região, com a tendência de chover de normal a abaixo da média na maioria das localidades do Cariri, Sertão e Altossertão do Estado.

 

De acordo com o estudioso, o mês de fevereiro também deve começar com chuvas isoladas, se alternando com chuvas esparsas na região.

 

O físico ainda lembra que os episódios de chuvas que estão ocorrendo agora, e nos próximoa dias, ainda não representam o início da quadra chuvosa da região, e que precipitações associadas a atuação de Vórtices Ciclônicos no Nordeste, são caracterizadas pela ocorrência na maioria das vezes por chuvas de natureza isolada.

 

O estudioso reafirma que sua previsão é de chuvas variando entre a média e valores abaixo da média para a estação chuvosa do Semiárido da PB, RN, PE e CE no corrente ano de 2021.

 

Ciência em Foco

Social:

25 de Abril de 2024

Publicidade

Visitas até o momento