23 de Novembro de 2022 - Rodrigo Cézar Limeira - (1474 acessos) Comentário


Extensão elétrica ou filtro de linha. Qual deles é o mais seguro?

A extensão elétrica e o filtro de linha, ambos assim como o T de tomada, são dispositivos elétricos que permitem que vários eletroeletrônicos sejam ligados ao mesmo tempo a partir de uma única tomada.

 

Conforme já abordado nos vídeos anteriores, o filtro de linha é mais seguro que o T de tomada, mas é fundamental adquirir esses dispositivos sempre em lojas especializadas em equipamentos elétricos, ou em lojões de materiais de construção, pois nesses estabelecimentos geralmente são comercializados produtos de boa procedência, e fabricados dentro dos padrões de qualidade, garantindo mais segurança ao comprador.

 

Ocorrem milhares de acidentes no Brasil todos os anos, devido ao mau uso desses dispositivos elétricos, daí a importância de saber usar os mesmos. A extensão elétrica apresentada no vídeo, possui um fio de diâmetro pequeno, ao contrário do filtro de linha, o que representa um perigo se for conectado a ela pelo menos um eletroeletrônico potente, ou que transforma energia elétrica em calor, nesse caso poderá ocorrer um curto circuito, e um posterior incêndio, algo que poderá provocar a queima do eletroeletrônico e até mesmo um choque.

 

Na parte debaixo da extensão elétrica, não existem as especificação de uso por parte do fabricante, sendo difícil identificar até mesmo o nome do próprio fabricante. Dessa forma, equipamentos elétricos com essas características não são indicados para uso, pois não seguem as normas de qualidade estabelecidas.

 

No caso específico do filtro de linha, na parte debaixo do equipamento há as especificações do fabricante e nome do fabricante, assim como aqueles eletroeletrônicos que são mais indicados para serem usados no mesmo, além do diâmetro do próprio filtro de linha que é bem maior que o da extensão elétrica. Dessa forma, filtros de linha com as características do modelo apresentado no vídeo, são bem mais seguros de que as extensões elétricas similares a apresentada nesse vídeo. Foto de Rodrigo Cézar Limeira

 

 

Social:

18 de Abril de 2024

Publicidade

Visitas até o momento