16 de Dezembro de 2022 - Rodrigo Cézar Limeira - (859 acessos) Comentário

Áreas da região Norte e interior da PB, RN, PE e CE terão chuvas nos próximos dias, prevê Rodrigo Cézar

Uma frente fria em conjunto com umidade orinunda da Amazônia, devem contribuir para o retorno da chuvas ao interior dos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará, prevê o físico e meteorologista Rodrigo Cézar.

 

Com a La Niña ativa na região central do Oceano Pacífico Equatorial, parte da umidade do citado sistema que está sobre o Estado da Bahia, deverá se propagar para a região de Petrolina, e de lá adentrar no interior dos referidos Estados, provocando chuvas em alguns momentos isoladas, em outros esparsas, atingindo uma considerável quantidade de municípios da área mencionada.

 

Dessa forma, entre os dias 19 e 26 de dezembro, episódios de chuvas serão registrados em áreas do Sertão e Cariri da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará, locais que há cerca de duas semanas não registram precipitações pluviométricas significativas.

 

As frentes frias que comumente provocam a estação chuvosa do sul do Nordeste no final ao ano, chegam em anos normais até a região de Caravelas no sul da Bahia e de lá adentram no Oceano Atlântico Sul, no entanto, com o fenômeno climático e oceânico La Niña configurado como observado agora, esses frentes se deslocam para posições mais ao norte, atingindo a região de Petrolina de forma mais frequente. Como o escoamento (ventos) em altos níveis no final do ano é de sul/sudoeste, parte dessa umidade que chega a Petrolina adentra no interior da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, provocando chuvas significativas em muitos municípios desses Estados incluindo Pernambuco, fato que favorece chuvas acima da média nessas áreas no final do ano, devido a presença da La Niña.

 

A região Norte também deverá registrar episódios significativos de chuvas dentro do citado período, algo que também está associado a atuação mais ao norte da região, da Zona de Convergência Intertropical.

 

Créditos: imagens de satélite: (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) - cptec.inpe.br

 

 

 

Social:

28 de Janeiro de 2023

Publicidade

Visitas até o momento