4 de Janeiro de 2023 - Rodrigo Cézar Limeira - (1437 acessos) Comentário


Rodrigo Cézar faz a previsão de chuvas no Brasil até 15 de janeiro de 2023

A imagem do satélite Goes - 15 das 22:00 hs do dia 02 de janeiro de 2023, mostra um cenário de chuvas semelhante ao que poderá acontecer no Brasil, dentro da primeira quinzena do mês de janeiro, na previsão elaborada pelo físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar.

 


Região Sul: pouca chuva no Estado, pois com a oscilação Antártica ligeiramente positiva na primeira quinzena do mês, pouco ar polar deverá penetrar no citado Estado, mesma tendência poderá ocorrer no sul de Santa Catarina, onde a previsão é também de pouca chuva, já o norte de Santa Catarina e o Paraná poderão ter mais chuvas, algo que poderá está associado a penetração de umidade da Amazônia, através dos ventos em altitude, e também ao enfraquecimento das anomalias negativas no Pacífico na região do Niño 1.2, que fica na costa do Equador e costa norte do Peru, e que tem correlação direta com a distribuição dos ventos em altitude sobre a Região Sul do Brasil.

 

Região Sudeste: pouca chuva no norte de Minas e do Espírito Santo, nas demais áreas os acumulados de chuvas na primeira quinzena de janeiro serão mais expressivos. Região Centro-Oeste: A chuva se espalha muito sobre a Região, tornando-se mais constante, ou seja, menos irregular, algo que acompanha o enfraquecimento do fenômeno climático e oceânico La Niña na região do Niño 3.4, que fica bem no centro do Oceano Pacífico Equatorial.

 

Região Norte: principalmente o norte da Região deverá registrar acumulados mais significativos de chuva, devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical - ZCIT.

 

Nordeste: a Região deverá registrar chuvas acima da média em janeiro, mas na primeira quinzena do mês, a mesma será muito irregular e estará associada à atuação de vórtices ciclônicos de altos níveis. Três vórtices ciclônicos deverão atuar sobre a Região na primeira quinzena do mês.

 

Créditos: Imagem de satélite: CPTEC/INPE

 

 

 

 

Social:

27 de Abril de 2024

Publicidade

Visitas até o momento